• Syn-phônê NO5
"Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo"
pelo TCSO do Brasil.
Representante local :
Waldemar Reis
TCSObrasil@yahoo.com.br
Mathius Shadow Sky
TCSOworld@yahoo.com

Rio de Janeiro, o 26 de Janeiro 2000

 

princípios e criação de

a "Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo"
pelo
Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil.

 

 

 

por Mathius Shadow-Sky
O prazer de tocar juntos no meio de 100 amigos uma musica livre
(compositor, chef de orquestra e creator dos TCSO a traves o mundo).

 

 

•|•> apresentação
Os TCSO são grandes orquestras symphonicas constituidas pelo menos de 100 músicos e artistas sonoros (como poetas, comediantes, os sound designer (engenheiros do son), os DJ, etc.) e artistas plásticos provenientes de todas as culturas do nosso planeta. O seu princípio è de confrontar diferentes culturas numa mesma "symphonia" (do grego "syn-phônê" que significa "conjunto do son") numa mesma orquestra. O Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra aceita todos os músicos e artistas desejando participar na criação de uma Syn-Phônê transcultural sem ideias prè-conbidas, tal è o seu objectivo. O prazer de improvisarem juntos no meio de 100 amigos, uma música diversificada, passando todos juntos um bom momento.

 

•> história e experiência
As duas primeras Syn-phônê foram dadas pelo TCSO de Forgues respectivamente em 1996 (data da criação do TCSO no contexto das produções colectivas do Centro da Bomba), e em 1998 a Forgues durante o XIIIero festival Lezarts Etranges = Lagartixarte Estranhos (a festa de art(iro)es estranhos) organizado pelo Centro da Bomba Toulouse (França). Para ver e ouvir os extratos das duas primeras Syn-phônê NO1 e NO2 de formato mp3 ir a http://centrebombe.org/boxon.html. 7 otros Syn-phônê são em preparação.

 

•>  onde e quando
A Syn-phônê NO5 do Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil apresentar-se-à no novembro 2001 no Rio para celebrar a Festa de Amor, de Comida e de Bebida (contra a fome e a sede) de todos culturas brasileiras no Rio de Janeiro e patrocinada pelo Centro da Bomba Brasil.

 

<•> prazer
Tocamos para nós mesmos, contagiando assim os ouvintes com nosso prazer!


• •> 100 Musicos de arte e de som
Visto o número importante no Brasil de artistas com estilos musicais diferentes, decidi que o Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil será uma orquestra de uma centena d'artistas que juntos produzirão o seu próprio universo no Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil. Esses músicos veêm de todos os estados do Brasil. Faço particularamente questão a ter no Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil os músicos das tribos das regiões isoladas do Brasil (como por exemplo os músicos das tribos amazonianas e do nordest do Brasil de tradicão no ocidental e oral, das favelas assim como os artistas utilizando electronica para produizir a música). Caso contràrio a apelação Trans-Cultural não teria menhum sentido. Todo estilos musicais do Brasil e representar em Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil : tradiconais, classica, contemporânia, cançoès populares, poesia, jazz, rock, techno, eletronica, electroacústica, hip hop, etc............

•> 100 Musicos de arte e de som
Visto o grande número de artistas com diferentes estilos musicais no Brasil, decidi que o Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil será uma orquestra de uma centena de artistas que juntos produzirão o seu próprio universo no Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil. Os músicos deverão vir de todos os estados do Brasil. Faço particularamente questão de ter no Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil os músicos das tribos das regiões isoladas do Brasil (como por exemplo os músicos das tribos amazônicas e do Nordeste do Brasil, de tradição não ocidental e oral, das favelas, assim como os artistas utilizando instrumentos eletrônicos). Caso contràrio, a apelação Trans-Cultural não terá nenhum sentido. Todo estilos musicais do Brasil devem se fazer representar na Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil (tradiconais, classica, contemporânia, cançoès populares, poesia, jazz, rock, techno, eletronica, electroacústica, hip hop, etc.), sendo todos recrutados sem distinções em todos os estados do país: adultos, jovens, velhos, crianças, amadores e profissionais que desejem participar da criação única da grande syn-phônê NO5. O cardinal 100 indica não um limite de participantes, mas o mínimo.

 

•|•> inscrição
Cada artista de som e de arte que quiera participar na criação de a Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo do Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil, enviar a Waldemar Reis walreis@starmedia.com . A página de inscrição : http://arts.bev.net/centre-bombe/TCSOregistration.html voce nome, contato, qual instrumento/s e como è tocado, assim como os exemplos sonoros que ele gostaria de utiliar na "Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo". De notar que não há menhum critèrio de selecção, somente o deseijo de participar na música trans-cultural da Syn-phônê NO5 no Rio.

 

•||•>> Importante
A participação como artista ao TCSO do Brasil exigem uma grande capacidade de concentração para que a música seja coerente. Sendo o tempo de composição músical muito curto è numa sensação de urgencia (tranquil) e portanto de concentração extrema de cada um, que a música è criada.

 

|•> composição
Conhecendo a constituoção do TCSO do Brasil com estes dados poderei determinar o caminho polysónico de a Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo, com as intervenção de cada um. A "partição" da Syn-phônê NO5 utilizará as technicas instrumentais proprias a cada artista implicado. Cada um na Syn-phônê tem a liberdade de fazer evoluir o seu proprio jogo no seio da minha partiçSyn-phônêo de orquestra : "o jogo individual no jogo coletivo".

 

•|> Praticamente
a orquestra será organizada por diferentes grupos de musicos de arte e de som seguindo as suas afinidades e contrastes. Cada um receberá duas semanas antes do concerto, o seu proprio caminho (a partição elaborada) na Syn-phônê NO5 com a disposoção exacta na orquestra. Tudo se passará num dia : chegada dos músicos de manhà, repetição geral de duas horas à tarde, e o concerto a noite. O tempo de a Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo, poderá ultrapassar as 2 horas como para a Syn-phônê NO1 e 2. "No entosiasmo o tempo não conta".

 

-\•/- a minha direcção
da orquestra consisterá a controlar e misturar 4 parâmetros musicais principais mais um muito importante :
.1.... o momento da aparição de um acontecimento sonoro e autro de cada ou grupo de músicos de arte e de som e da orquestra global.
..2... o controlo da direção do polyphonia do tempo : de 1 a 3, a pulsação de cada grupo e de a orquestra global.
...3.. a dinamica de cada grupo e da orquestra em global.
....4. a tessitura de cada grupo e da orquestra global.
.....5..... E o mais importante, extrair a emoção.
Os métodos do jogo, as gamas e os ritmos são dados com antecedencia com a direção escita de acordo com cada músico.
Que ningèm se preocupe, a partição não sera hermetica e deverá ser compreendida mesmo por aquales que não lêm a música.

 

/\•> Festa
Todas as Syn-phônê do Trans-Cultural Syn-phônê Orchestra são uma festa e a Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo, não faz exepção a regra. Um banquete sera preparado para a ocasião, no sitio mesmo onde a Syn-phônê NO5 será tocada : no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O programa desenvove-se em 3 tempos :
-1- tocar Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo
--2- O banquete (mesas compridas com bancos) com comida e bebida gratuitas à vontade para cerca de 200 pessoas.
---3- Intervensão de diferentes músicos, em solo, duo, trio, etc. Espaço aberto á improvisação músical trans-cultural.

 

-|•> E claro que cada artista tras o seu proprio instrumento de musica.

 

+>• Artista plàsticos
No que respeita aos artistas plàsticos dispostos entre os músicos, eles criarão as suas obras sobre bases colectivas durante o tempo que dura a Syn-phônê NO5 sobre o tema "Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo".

 

|+•> Disposição da orquestra
Le TCSO do Brasil sera disposé de façon hétéro-gène pour obtenir des effets de mouvements des sons dans l’espace en suivant les affinités des musiciens ou leurs différences : un plan sera établi qui indiquera la place exacte de chaque musicien des arts et du son. A disposição da orquestra dependara di sitio de acolhimento, para isso precisarri de um plano do local.

 

|P>• O público
O público poderá participar na Syn-phônê NO4 como coro, ele será convidado pelo chefe de orquestra a cantar sobre onomatopéas de acordo com a música da orquestra como para a Syn-phônê NO1. Dentro do coro-publico, poderá haver cantores profissionais prontos a estimulá-los à ação e a assistir as vozes não treinadas, como para a Syn-phônê NO2.

 

••• CD
Este acontecimiento será gravado profissionalmente pelo Centro Da Bomba e produzido sob a forma de um CD bem como uma difusão sobre o seu sito web no formato .mp3. A "Syn-phônê NO5 : Sensual ventos de Peles sobre Ventre do Fogo" juntando-se à coleção das precedentes syn-phônês produzidas pelo Centro Da Bomba.

 

•|> O projecto è simples como o foi em França e no Canada :
1. escolher un sitio de acolhimento do Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil, um sitío suficientemente popular para que um maximo de pessoas possam ter acesso ao concerto. A entrada è claro, livre e gratuita.
2. transmitir o projeto em todos os centros culturais do Brasil de maneira a receber as inscrições dos artistas élesejando participar a Syn-phônê NO4.
3. Uma vez a constitução da orquestra efectuada, eu escrevo a Syn-phônê NO5 : uma partição esquemàtica que será compreendida por todos, mesmo pelos não leitores.
4. Decidir da data do acontecimento.
5. Fazer vir todos os músicos de arte e de som na manha do concerto.
6. Repetição geral à tarde.
7. Concerto e banquete e intervenções livres dos diferentes músicos de arte e de som do orquestra a noite.
8. Gravação de concerto pelo Centro Da Bomba.

 

|•|•| Help : TODO MUNDO

 

Mathius Shadow-Sky, Rio de Janeiro, o 26 de Janeiro 2000
"a criação è um sentimento de liberdade sem compromisso"

 

copyright © Le Centre De La Bombe 2000

 

contato : Waldemar Reis
Trans-Cultural Syn-phônê Orquestra do Brasil,
rua Saint Roman 271 / 208 Copacabana, 22071-060 Rio de Janeiro, RJ Brasil
TCSObrasil@yahoo.com.br

Mathius Shadow-Sky
e-mail : centrebombe@yahoo.com
site web : http://centrebombe.org

 

pagina de musicos inscritos

 

tradução : Maria Barroso e Waldemar Reis